Gota

“Os ataques de Gota são mais frequentes na primavera e no outono.
Nas afecções causadas pela Gota, a inflamação melhora em 40 dias.
Os eunucos não padecem de Gota.
Os jovens não adoecem de Gota antes do uso de Vênus.
As mulheres não adoecem de Gota até que cesse a menstruação.
As afecções causadas pela Gota e as convulsões, cessam pela efusão de água fria em abundância.”
Hipócrates (469-377 a.C.) in Aforismos
(Gamarra & cols.)

Gota

Para ilustrar e dimensionar a doença que estamos relatando, o texto de Hipócrates – “pai da medicina” – já descrevia com detalhes esta doença ainda cheia de mitos.

Gota é uma doença metabólica que cursa com crises de inflamação articular (artrite), devido o deposito de cristais dentro da articulação ( Ácido Úrico ). Tem como característica acometer uma ou duas articulações nas primeiras crises, preferencialmente atinge o pé e tem uma duração limitada ( 5 a 10 dias ).

A distribuição quanto ao sexo, temos uma frequência maior em homens. Mulheres são acometidas após os 50 anos e grande parte devido o uso de medicações.

O Ácido Úrico elevado no sangue, não causa problemas apenas nas articulações. Devido a eliminação elevada de ácido úrico na urina, podemos ter crises de calculo renal e uma perda de função renal crônica.

Pensando na causa e tratamento da gota, podemos dividir em pacientes que produzem muito ácido úrico pela ingestão/metabolismo e outros que eliminam pouco acido úrico pelo rim. Assim, retirado o paciente da crise de artrite, poderemos escolher adequadamente a medicação que o paciente responderá.

Infelizmente, devido a intensa dor causada pela crise de gota, muitos pacientes procuram ajuda em medicamentos “alternativos”, muitas vezes com altas doses de corticosteróides e antiinflamatórios. Ao fazer uso destas drogas de maneira continua, mascaram a doença e acabam tendo efeitos adversos graves.

O uso da medicação adequada, conseguimos retirar da crise e a longo prazo reduzir o ácido úrico ( e as crises ). Anexo, sugiro alimentos “proibidos” e outros que devem ter o consumo “moderado”. Além disso, controle a hipertensão arterial e dislipidemias (colesterol/triglicérides), reduza peso, faça atividade física e o mais importante: consuma muita água! Para uma orientação personalizada e ajustada aos hábitos de cada paciente é fundamental o acompanhamento de uma nutricionista.

ALIMENTOS “PROIBIDOS” :

• Miúdos (fígado, rins, coração, moela);
  • Frutos do mar (sardinha, mexilhão, bacalhau, salmão, truta, atum, camarão);
  • Caldo de carne e frango;
  • Extrato de tomate;
  • Embutidos ( Salame, linguiça, charque );
  • Bebidas Alcoólicas!!! ( Cerveja e Destilados );
  • Refrigerantes “açucarados” (não light/diet);

ALIMENTOS “MODERADOS”

• Carnes magras;
  • Grãos (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, trigo)
  • Frutas oleaginosas  (coco, nozes, castanha, amêndoas, amendoim)